quinta-feira, 11 de novembro de 2010

SARAU SOBRE MEUS POEMAS NA UFPa

vieiranembeira by giselle ribeiro



IV Recital de Poesia da UFPA
de negrume o besouro brilha

Idealização: Profa. Giselle Ribeiro

Realização: Alunos de Teoria do Texto Poético

Dia: 24 de novembro - 11:00h

No auditório do bloco K-básico - Ufpa




aproveito e trago para cá o bonito texo-homenagem (originalmente publicado em, http://giselle-ribeiro-aprendiz-de-poeta.blogspot.com/) que me fez a poeta e professora giselle ribeiro após a leitura do livro mais recente, retruque.


Eu ouvi dizer que nos Estados Unidos tem homem-bomba. Eu ouvi dizer que pregos, bolinhas de ferro e pedaços de vidro são embalados junto com a massa explosiva e formam o modelo da jaqueta do homem-bomba. Eu ouvi dizer que a hemorragia causada pelos estilhaços mata mais que o impacto da explosão de um homem-bomba. Eu ouvi dizer que um homem-bomba acredita que está fazendo a coisa certa. Eu ouvi dizer que o homem-bomba pensa que veio ao mundo para limpar a terra da sujeira humana. Eu ouvi dizer que o homem-bomba avança contra a linha de batalha do inimigo. Eu ouvi dizer que os Estados Unidos são os principais fabricantes do C-4, o explosivo plástico que o homem-bomba veste em seu desfile final. Eu ouvi dizer que um homem-bomba consegue ferir pessoas em um raio de até duzentos metros. Eu ouvi dizer que o homem-bomba é também suicida, diz adeus em meio à multidão e saí da linha da vida. E de negrume o besouro brilha...

Eu ouvi dizer que na cidade de Feliz Lusitânia tem homem-poesia. Eu ouvi dizer que de dentro da sua jaqueta saem lesmas, saem facas de duas pontas, pescoço de galo esticado e um osso emendado. Saem ruas sem cor ou corola. Eu ouvi dizer que ele tem olho que tudo vê e quando morde, morde sem dente para a dor se fingir de não doer. Eu ouvi dizer que sendo manhã, noite ou tarde ele escreve para além do que lhe arde. E de dentro da sua jaqueta explode um grito, grito de não matar. Um grito que mais parece, um grito de acordar. 

.

giselle ribeiro.

Nenhum comentário: