quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

BOBAS FESTAS

paulo vieira by heurtebize


natal com rúcula e manga rosa


.



uva passa e uva fresca, ameixa gigante, rúcula com manga rosa, castanha daqui e de lá também, azeitona, nêspera, kiwi, e um etcetera colorido de frutas, legumes e verduras sobre a mesa para a ceia de natal, além é claro do delicioso peru com nome em inglês. tentei evitar ao máximo o velho obeso e sua barba calorenta, mas trouxeram ele junto com a mulher, assim não pude barrar sua entrada: duas velas de natal em forma de mamãe e papai no... ah você já sabe, não vou repetir o nome desse 'velho capitalista' como diz certa música de ex-meninos revoltados contra o sistema, ou a engrenagem, que faria as rodas do trenó girarem, se trenó tivesse rodas.

enfim, minha satisfação mesmo foi acender as velas e ver o gorro daquele filho da puta pegando fogo e da mulher dele também, enquanto eu me deliciava pela primeira vez, sem remorso, com minha salada de rúcula e manga rosa. nessa hora me lembrei dos caixas e embaladores de um supermercado aqui perto de casa, lá onde comprei a rúcula e a manga rosa. esses trabalhadores além do salário de fome e das infinitas horas de trabalho ainda precisam usar nessa época do ano uma porra de um gorrinho ridículo que nunca combina com a roupa e que dá ao trabalhador um ar de imbecil.

fiquei pensando nisso e depois olhei para a minha salada, e lembrei das muitas crianças que naquele momento estavam se alimentando bem, e na grande maioria delas que estava provavelmente comendo migalhas, ou às vezes até umas comidinhas legais oferecidas pela turma dos caridosos. honestamente, é verdade que no natal muita gente se esforça para que muita gente tenha o que comer, e é verdade também que eu me esforço pouco, agora o problema é de data. jesus bem que poderia ter nascido no dia primeiro de janeiro, no dia dois também e no dia três e no quatro e no cinco, aliás, todos os dias do ano, pra ver se mais gente ajudava mais gente a comer todo dia.

você pode estar se perguntando 'uma historinha de natal no dia 26? mas o natal foi ontem!'. pois é. acontece que hoje a barriga ronca também. estômago vazio não conhece calendário. os dias vão passando, o natal vai ficando para trás, se transformando apenas em uma lembrança de um dia só, como deve ser. assim, o natal chega até a dar saudades, principalmente nas criançinhas mortas de fome. mas deixemos de lado essas coisas tristes, afinal, hoje, quer dizer, ontem foi natal. e meu recado, meio atrasado, para você nesse dia especial é: no próximo natal experimente uma deliciosa salada de rúcula com manga rosa.
.
.
inédito de paulo vieira, 26.12.2007

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

MURO DE ANIVERSÁRIO...

inscrição da rua, autor desconhecido, by paulo vieira
.

muros


29 anos e nem um tiro na cabeça
nenhuma surpresa, tipo sair pela noite correndo
e encontrar o mar, mas se ainda assim me vendo
e saio por aí às tontas é só para ver, cego e sem pressa,


que mesmo com a venda ao alcance da mão,
nem assim controlo o nível da cegueira.
29 anos e nem um tiro no coração,
madrugada morna, perfeita, e eu aqui à beira


dessa cama estranhando a posição do corpo
no colchão, a falta de tranquilidade, como se nos 29
últimos anos a cama não tivesse recebido este mesmo corpo
que cada noite se engendrava, quieto. mas agora ele se move


inconformado, talvez pela insônia que jamais sonhou.
29 anos e nem um tiro, sequer acidental, no espirito
desse corpo cansado de sentir cansaço, corpo onde sou
apenas um silêncio rouco após o grito.



.

.



belém, 02 de dezembro de 2007
inédito de paulo vieira